O projeto de lei, de autoria de Amilton Filho (MDB), que garante o direito ao acompanhante no pós-operatório para as pacientes submetidas a mastectomia e quadrantectomia na rede de saúde pública ou privada de Goiás foi sancionado pelo Governo de Goiás.
O deputado ressalta que "as consequências emocionais decorrentes da neoplasia maligna e dos tratamentos invasivos são incalculáveis". Portanto, fica claro que o apoio da família se torna fundamental para o tratamento. "Pacientes com apoio tendem a se sentir mais motivados a seguir com o tratamento", acrescenta Filho.
De acordo com o projeto, todos os hospitais ou estabelecimentos de atendimento à saúde, sejam da rede pública ou privada, deverão garantir o direito a um acompanhante para as pacientes submetidas à mastectomia durante todo o período de internação no pós-operatório. O hospital ou estabelecimento de saúde deverá disponibilizar pelo menos uma cadeira para o acompanhante.
O não cumprimento da lei pode acarretar em penalidades para os funcionários públicos e multas de até 10 salários mínimos na rede privada.
Equipe de Comunicação
Amilton Filho - Deputado Estadual