
O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, na sua edição do último dia 11 de julho, lei derivada de projeto do deputado Amilton Filho (MDB) que institui em Goiás a Semana Estadual de Valorização dos Municípios da Chapada dos Veadeiros, a ser realizada anualmente na semana de 15 de julho. A lei foi sancionada pelo governador do Estado em exercício Daniel Vilela (MDB) e, segundo o parlamentar, busca promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da infraestrutura em oito municípios goianos na região da Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João d’Aliança e Teresina de Goiás.
“Com esta lei, o Estado agora é compelido a incentivar a promoção do desenvolvimento sustentável, a valorização do empreendedorismo e a discussão das desigualdades regionais e problemas ambientais e sociais nesses municípios”, explica. Amilton Filho.
Além do desenvolvimento sustentável e da melhoria da infraestrutura, agora, pela lei, haverá o fomento à implantação de políticas de desenvolvimento que impulsionem o ecoturismo com foco no fortalecimento da economia, aproveitando o enorme potencial turístico da região, hoje pouco explorado devido à falta de estradas em boas condições, a maioria sem pavimentação e a pouca oferta de serviços públicos, como hospitais e segurança pública, entre outros.
“Esses debates serão feitos a partir de 2026 por meio de feiras, palestras e exposições que incentivem o artesanato e a gastronomia da Chapada, movimentando a economia e fazendo girar divisas para a população e os municípios beneficiados”, diz o deputado. O projeto de lei de Amilton Filho também propunha a inclusão da Semana Estadual de Valorização dos Municípios da Chapada dos Veadeiros no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o que foi mantido e está previsto na lei promulgada.
A escolha da semana de 15 de julho, segundo explica Amilton Filho, se deu porque neste mês, especialmente após o dia 15, a Chapada dos Veadeiros recebe seu maior fluxo de turistas, devido tanto às férias escolares como à temporada de seca, que torna propícios os passeios pelas trilhas, as visitas às cachoeiras e rios da região e é quando ocorrem tradicionais manifestações culturais em muitas cidades, como Colinas do Sul, e a sua tradicional Caçada da Rainha.