"Juntar esforços para uma melhor condição de trabalho no meio rural goiano é muito importante, principalmente, se for direcionado aos jovens”, afirmou o deputado estadual Amilton Filho (SD), ao apresentar o projeto de lei que dispõe um novo programa estadual na Alego.
O Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural está transitando dentro da Casa, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora segue para fase de votação e discussão no plenário.
De modo geral, Amiton propõe, por meio do novo projeto, uma educação e qualificação empreendedora para os jovens que atuam no meio rural. Assim, haverá capacitação técnica, inserção do jovem empreendedor do campo nos sistemas de produção agropecuários com acesso facilitado ao crédito rural e a difusão de tecnologias no meio rural.
O mais interessante do projeto é a intenção de estimular o negócio cooperativo e possibilitar o crédito para que possam transformar pequenas propriedades familiares em unidades produtivas e competitivas. “Com o programa em vigor, vamos permitir o exercício de protagonismo estratégico aos interesses do nosso estado e ao futuro de suas famílias e das comunidades a que pertencem os jovens”, comentou o deputado.