A transparência na vacinação contra COVID-19 em Goiás é uma exigência para que o processo de imunização transcorra com o máximo de eficiência e também com o objetivo de garantir que a população tenha o acesso às informações corretas sobre o andamento das ações realizadas no município e no Estado. Um projeto do deputado estadual Amilton Filho tramita na Assembleia Legislativa com o objetivo de garantir que esses dados estejam disponíveis para todos.
Pelo texto, deverão ser informados: quantidade de vacinas recebidas; quantidade de vacinas destinadas a cada unidade de saúde, bem como as instituições de longa permanência para idosos; profissionais de saúde e idosos vacinados; pessoas com deficiência residentes em residências inclusivas (institucionalizadas) e quantidade de vacinas enviadas a cada município.
"A proposta tem como objetivo contribuir para a garantia da fila de vacinação, que hoje avança conforme grupos prioritários. Precisamos garantir que todos tenham acesso aos dados. Cada município é responsável pelo envio de informações sobre as vacinas para a Secretaria de Estado da Saúde e esta precisa disponibilizar plataformas adequadas para o acesso da população", destaca o parlamentar Amilton.
Ainda conforme o projeto, os dados coletados pela SES-GO serão disponibilizados on line para consulta, com atualização diária. Também deverá ser incluída a quantidade de vacinas disponíveis e o número de vacinas aplicadas, por dia. "Com a aprovação dessa proposta, vamos garantir que apenas os grupos prioritários sejam vacinados e ninguém passe na frente de quem, por direito, deve ser imunizado", concluiu o deputado estadual Amilton Filho.