O projeto de lei do deputado estadual Amilton Filho (MDB) que estimula a participação feminina na política foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa e agora segue para votação em plenário. O projeto propõe a instituição da Semana Estadual de Incentivo à Mulher na Política, nos primeiros dias de março, e a criação do Dia da Mulher na Política, a ser celebrado todo dia 6 de março.
“Nosso objetivo é o de ampliar as informações sobre o processo eleitoral e incentivar a participação da mulher nas mais variadas e distintas fases desse processo. Queremos que as mulheres tomem parte de forma ativa nas eleições, afinal elas são mais de 50% da população e do eleitorado goianos”, diz Amilton.
Para a Semana Estadual de Incentivo à Mulher na Política, Amilton propõe uma série de atividades que podem ser desenvolvidas nesses primeiros dias do mês de março de cada ano. Entre elas está a divulgação, em todo o Estado e por meio de todos os meios de comunicação de massa, de quais ações foram planejadas, como e onde elas acontecerão, divulgando-as, prioritariamente nas redes sociais e nos sites públicos.
O projeto de lei de Amilton Filho também contempla a realização de palestras e a confecção de banners e folders em alusão ao incentivo à participação da mulher na política. Além disso, o PL prevê o estabelecimento de parcerias com entidades, associações e grupos da sociedade civil envolvidos no engajamento feminino no processo eleitoral. Por fim, o projeto propõe a realização de atividades educativas sobre o tema nas instituições de ensino da rede estadual de ensino.
Amilton Filho considera de suma importância pensar formas de estimular o engajamento nas questões políticas. “Como se sabe, as mulheres já se destacam em várias profissões, carreiras e estudos universitários, onde têm exercido com excelência suas funções. As mulheres estão perfeitamente preparadas para alcançar e desempenhar seu papel com competência e dedicação no que se refere à política em Goiás”, acredita o parlamentar.