
O deputado estadual Amilton Filho (MDB) protocolizou ontem, 26 de março, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), projeto de lei que inclui a tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Nova Roma, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. “Trata-se de uma manifestação cultural realizada há vários anos, que tem seu ponto alto Com a Caçada da Rainha, uma representação do quão importante foi para o povo escravizado a abolição da escravatura pela Princesa Isabel, então Rainha Regente do Brasil, em 1888”, explicou Amilton Filho.
A Caçada da Rainha consiste na busca, por cavaleiros e amazonas, da Princesa Isabel, que após assinar a Lei Áurea teria sido hostilizada pelos senhores donos de escravos e até pelo seu pai, Dom Pedro II, que na ocasião encontrava-se em viagem pela Europa, daí Isabel ser a mandatária do Brasil na ocasião e ter poderes para tomar qualquer decisão que lhe aprouvesse. Segundo a lenda, para fugir da fúria dos senhores “donos” dos escravos, Isabel e seu esposo, o Conde d´Eu, então rei consorte, fugiram para a floresta e o povo recém-liberto saiu à sua busca para oferecer-lhe proteção, passando a nomeá-la rainha ao invés de princesa.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário acontece em Nova Roma no terceiro fim de semana de julho e reúne na cidade milhares de pessoas que, além de louvar a santa, participam da Caçada e de outras atividades organizadas pelos foliões. Nova Roma é um município localizado na região Nordeste de Goiás e recentemente tornou-se um dos municípios mais promissores de Goiás, pois jazidas de terras raras foram encontradas em seu território. Esta descoberta atraiu investimentos estimados em R$ 2,8 bilhões, o que deverá injetar bastante divisas à economia de uma das regiões mais carentes do Estado.