Pedido de Amilton Filho garante energia elétrica para 800 famílias em Flores de Goiás

Melhorar a vida da população goiana e garantir serviços básicos nas diversas localidades de Goiás. Partindo desse desejo pessoal, o deputado estadual Amilton Filho (SDD) esteve em Flores de Goiás nesta terça-feira, 6, para a cerimônia de entrega das obras de energização em oito assentamentos rurais locais.

“Energia elétrica é um item básico, essencial para a sobrevivência. Em pleno século XXI, é inconcebível que esse serviço não seja disponibilizado para a totalidade dos cidadãos brasileiros. Parabenizo o Ministério de Minas e Energia, o Governo de Goiás e a empresa Enel por terem oferecido as condições para que esse grande projeto fosse concluído rapidamente”, destaca Amilton Filho.


Em 2019, o parlamentar foi autor de um pedido à Enel para que as obras de instalação de energia elétrica em Flores de Goiás fossem retomadas. “Percebi que a falta de energia elétrica em Flores inviabilizava negócios de produtores rurais e dificultava a vida da população. Agora, são mais de 800 famílias beneficiadas, que terão o abastecimento garantido”, relata Amilton.


Durante o evento, as famílias elegíveis foram cadastradas no programa Tarifa Social de Baixa Renda, que dá desconto de até 65% na conta de energia de famílias carentes. A Enel ainda entregou, durante a solenidade, 100 geladeiras sorteadas para famílias da região. “Continuarei lutando para garantir o abastecimento de energia elétrica em outras regiões de Goiás que ainda estão desassistidas”, garante o deputado estadual Amilton Filho.


A cerimônia contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Flores de Goiás, Josias Ribeiro dos Santos; do deputado federal Major Vitor Hugo; da deputada federal Flávia Morais; do presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno e do presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas.


Histórico de luta

O deputado estadual Amilton Filho atua desde que assumiu o mandato para dar uma solução às famílias de assentamentos de Flores de Goiás que não tinham acesso ao serviço de energia elétrica. Em janeiro, um passo importante foi dado para a conquista desse benefício, com a instalação da energia no assentamento Castanheiras, em Flores de Goiás. “Esse que foi um pedido especial meu à Enel”, destacou à época o parlamentar.


Amilton exaltou o papel desempenhado pelo agricultor familiar, Josias Ribeiro dos Santos, presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Flores de Goiás. Josias esteve no gabinete do deputado em janeiro deste ano, momento em que levou a solicitação da comunidade do assentamento Castanheiras. “Naquele dia, eu me comprometi com o presidente Josias, que representa aquela comunidade. E os resultados vieram”, evidencia o deputado.


Ainda em janeiro, em um vídeo, Josias havia destacado o empenho de Amilton Filho na luta para garantir abastecimento elétrico nos assentamentos de Flores de Goiás. “Graças ao nosso bom Deus, que tem nos abençoado muito e seus esforços, deputado Amilton Filho. Obrigado de coração. Deus que te abençoe”, disse à época. 


Obra


As obras de energização dos assentamentos são resultado de um investimento de R$ 22,7 milhões. São recursos do programa de universalização do acesso à energia elétrica do governo federal, com contrapartida da Enel Distribuição Goiás. Para levar energia às famílias da região, foram construídos 233 quilômetros de novas redes e instalados 3.381 postes, em menos de 8 meses. 


Além de garantir acesso das famílias à energia elétrica, a Enel também cadastrou famílias no programa federal da Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos de até 65% na conta de energia, e entregou 100 geladeiras para famílias que foram sorteadas em Flores.


Veja mais foto deste evento no Flickr

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape