
A Maratona Internacional de Goiânia, disputada todo mês de maio na capital goiana, deverá ser incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás e também tornar-se patrimônio cultural e imaterial do estado. Isto porque na última quarta-feira, dia 26 de março, o deputado Amilton Filho apresentou projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) solicitando de seus pares que votem a favor deste projeto.
“Além de dar maior visibilidade ao evento, que cresce em número de participantes a cada ano, é nosso dever, como representantes do povo, incentivar a prática de esportes, e as corridas de rua ganham cada vez mais adeptos, atraem pessoas de todas as idades e movimentam significativamente vários segmentos da economia, como o de turismo, o de lazer, e o de entretenimento”, justifica Amilton Filho.
A Maratona Internacional de Goiânia de 2025 acontecerá no dia 25 de maio com circuitos de 5km, 12km, 21,1km e 42,195km. O evento reunirá pessoas de todo o Brasil e de outros países, de variadas as idades e de qualquer condição física, incluindo pessoas com deficiência. Para a edição já se inscreveram mais de mil atletas e as inscrições continuam abertas.
O evento é reconhecido e certificado pela World Athletics, a antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo e se junta aos 30 eventos de corrida de rua realizados em Goiás e 999 que acontecem em todo o Brasil.