Defensor da causa autista em Goiás, o deputado estadual Amilton Filho (MDB) enviou requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), solicitando uma política de suporte e inclusão às pessoas com transtornos do espectro autista (TEA) no ato de atendimentos na rede estadual de saúde.
O requerimento destaca dentro da possibilidade técnica e jurídica, que seja disponibilizado ambientes apropriados em toda a rede com atendimentos especializados a esse público, incluindo salas adaptadas e sensoriais. "Essa atenção por pessoas capacitadas é um direito do autista e este precisa ser preservado e garantido. Oferecê-lo é um dever do Estado," destaca Amilton.
A forma como essas pessoas percebem estímulos externos difere de uma pessoa neurotípica. Na justificativa, o deputado ressalta que "ambientes adaptados e pessoas preparadas para recebê-los acolhem os pacientes. A ideia é fornecer suporte especializado em todos os ambientes da saúde pública estadual, proporcionando conforto e redução de influências externas consideradas superestimulantes."
Assessoria de Comunicação
Amilton Filho – Deputado Estadual