O deputado estadual Amilton Filho participou na última quinta-feira (15) da assinatura o Memorando de Entendimento (MoU) entre o Governo de Goiás e o Ministério da Infraestrutura para a instalação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF), no município de Anápolis. A iniciativa visa ampliar a eficiência do sistema ferroviário nacional e consolida o município como um dos principais polos logísticos de todo o País.
A solenidade contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do secretário-chefe da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, entre outras autoridades. "Anápolis foi escolhida para abrigar o maior espaço de desenvolvimento tecnológico ferroviário da América Latina. Junto com o ministro da Infraestrutura, o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Roberto Naves, assinamos a implantação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, no Centro de Convenções", declarou Amilton.
"O local funcionará como uma unidade de testes acelerados e padronização de tecnologia, com o desenvolvimento de pesquisas e realização de treinamentos. Um investimento de R$ 60 bilhões nos próximos 30 anos. Nossa cidade avançando", acrescentou ainda o deputado estadual Amilton Filho.
Implantação
A unidade de excelência será instalada no Centro de Convenções de Anápolis, com previsão de início das operações no segundo semestre deste ano. O local foi edificado às margens da BR-060, e está localizado próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e à ferrovia Norte-Sul.
O governador Ronaldo Caiado destacou que o espaço oferecerá o progresso do setor e a formação de profissionais especializados a partir de parcerias futuras, inclusive junto a unidades de ensino superior e pesquisas. “A Universidade Estadual de Goiás (UEG), e outras instituições, poderão expandir o apoio com a construção de laboratórios para desenvolver técnicas sofisticadas. Vai atender toda demanda de vagões, locomotivas, trilhos, dormentes”, ressaltou.
Iniciativa semelhante a essa só encontra similaridade na cidade de Memphis, nos EUA, considerada o principal hub logístico da América do Norte. O centro já nasce como referência no desenvolvimento tecnológico ferroviário. “Será a planta mais estruturada da América Latina”, destaca Caiado.
“A instalação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária vai tornar Goiás mais competitivo e garantir maior eficiência nesse transporte, que é fundamental e que ficou parado no Brasil por mais de 30 anos”, explica o secretário-geral da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima.
Cabe ao Governo de Goiás ceder o espaço para a instalação do centro, e ao Ministério da Infraestrutura, fazer a sua gestão. Para isso, será constituído um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que reunirá recursos das concessionárias de ferrovias do Brasil para sua manutenção.
Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, o Centro cria uma sinergia única entre os espaços. “Essa cooperação fará com que a tecnologia desenvolvida no local se transforme em apoio ao desenvolvimento de negócios direcionados ao mercado”, revela.
O espaço será uma unidade de testes acelerados e de padronização de tecnologia ferroviária, com o desenvolvimento de pesquisas e a realização de treinamentos. No local, projetos de inovação no sistema de transportes ferroviários serão concebidos, prototipados e testados. “Esses protótipos a serem realizados em Anápolis, hoje, só podem ser feitos em centros como o instalado na cidade de Memphis, nos EUA, levando tempo e a um custo alto”, afirma Adriano da Rocha Lima.
As Universidades Estadual de Goiás (UEG), Federal (UFG) e o Instituto Militar do Exército (IME) vão contribuir para a formação e capacitação técnica e científica dos operadores do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, por meio da qualificação dos profissionais que ocuparão as vagas abertas com a inauguração. As universidades também terão espaço para conduzir pesquisas desenvolvidas sobre o setor ferroviário.