Caminho de Cora merece ser reconhecido como patrimônio goiano, declara Amilton

Incentivador do Turismo, o deputado estadual Amilton Filho (SD) visitou na última semana os municípios de São Francisco de Goiás e Jaraguá, que estão inseridos no trajeto do chamado Caminho de Cora. "Na Assembleia Legislativa, propus que esse trajeto, responsável por ligar oito cidades históricas com percurso que remonta à história de bandeirantes que cruzaram a região, seja reconhecido como patrimônio goiano", declarou.


A expectativa é que, com a aprovação da proposta de Amilton, haja um fortalecimento e potencialização da economia local. Em São Francisco, ele conheceu a Associação Caminho de Cora. Durante a visita, ainda anunciou a destinação de uma emenda no valor de R$ 150 mil para a saúde local.


Após o compromisso, o deputado estadual Amilton Filho seguiu viagem para Jaraguá. "Além de conhecer mais a história da cidade e visitar o prefeito Paulo Vitor Avelar, fiz o questão de percorrer um trecho do Caminho de Cora, cerca de 5km, até o topo do Parque Ambiental de Jaraguá", destacou.


"Vimos toda Jaraguá lá do alto e ainda acompanhamos o salto de parapente de dois visitantes. Cultura, turismo e desenvolvimento local num mesmo lugar. Todo meu empenho continua para que esse trajeto - Caminho de Cora - seja reconhecido como patrimônio cultural e imaterial goiano", declarou ainda.


Projeto


O Caminho de Cora Coralina, com seus mais de 300 quilômetros de extensão, é uma importante rota turística de Goiás, para ciclistas e caminhantes que valorizam o contato com a natureza. Para garantir que esse trajeto seja reconhecido como patrimônio cultural e imaterial goiano, o deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) apresentou projeto na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. "O Caminho de Cora liga oito cidades turísticas goianas, com percurso que remonta à história de bandeirantes que cruzaram a região", explica o parlamentar, que coordena a Frente da Retomada na Casa e é vice-presidente da Comissão de Turismo.


Esse importante percurso cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Em 2017, foi retomada a implementação do Caminho de Cora Coralina pela Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo, que ofereceu apoio em sua estruturação através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e outras unidades de conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina.


Ao mesmo tempo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, projetava os caminhos de longo curso pelo Brasil afora, contemplando o Caminho de Cora como a parte mais ocidental do Caminho dos Goyazes que ligará a Chapada dos Veadeiros à cidade de Goiás num roteiro de mais de 1000 km. "Sempre serei um incentivador do turismo em nosso estado. Acredito no potencial da região para Goiás sob vários aspectos. Entendo que o Caminho de Cora pode ser um importante potencializador da economia do estado e por isso defenderei que o projeto seja colocado em votação o mais rápido possível", declara, ainda, o deputado estadual Amilton Filho.

Leia o projeto aqui

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape