“Que maravilha saber que o governo estadual irá fazer intervenções em pontos estratégicos desse atrativo turístico que ganha cada vez mais visitantes. Uma trilha de 300 quilômetros, que liga Corumbá à cidade de Goiás, e que tem todo nosso empenho para ser ainda mais reconhecida”, destaca o deputado Amilton Filho, que autor de um projeto de Lei, que dispõe sobre o reconhecimento do Caminho de Cora como patrimônio cultural e imaterial goiano.
A proposta do parlamentar já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, e agora está na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.
Nos últimos dias, o Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), anunciou a abertura de licitação para contratação de empresas que irão realizar os serviços de infraestrutura no Caminho de Cora Coralina. No total, será investido cerca de R$ 1,1 milhão na construção de pontos de apoio ao longo do Caminho, além de intervenções no Parque Estadual da Serra de Jaraguá e na ponte de Corumbá de Goiás.
Sobre a licitação do Estado
O pregão eletrônico, tipo menor preço por item, está previsto para ser realizado em sessão pública no dia 15 de março, a partir das 14 horas, e será destinado à aquisição de 80 bancos de concreto armado, com assento e encosto em madeira para os pontos de descanso do Caminho de Cora Coralina. Os equipamentos serão distribuídos em todos os municípios que integram o trajeto.
A segunda licitação está prevista para o dia 18 de março, às 9 horas, com a tomada de preços para contratação de empresa especializada no ramo de engenharia para realização de obras e serviços de construção de pontos de apoio no percurso, além de obras de arte e frame – quadro em estrutura metálica utilizado como atrativo turístico “instagramável”.
Os editais contemplam, também, intervenções na sede administrativa do Parque Estadual da Serra de Jaraguá e instalação de um frame no local, construção de uma nova ponte no início da trilha, em Corumbá de Goiás, e a construção de um ponto de apoio no Distrito de São Benedito, em Itaberaí. Os projetos foram realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio de Serviços e os recursos viabilizados por meio de convênio com o Ministério do Turismo. O início das intervenções está previsto para o final do mês de abril.
Os editais e seus anexos estão disponíveis aos interessados no site www.goiasturismo.go.gov.br ou na sede da Agência, à Rua 30, Bloco A, 2º Andar do Centro de Convenções de Goiânia, no Centro da capital. Os documentos podem ser solicitados, ainda, pelo email: cpl1@goiasturismo.go.gov.br.
Sobre o Caminho de Cora Coralina
É a única trilha de poesia do mundo, entre Corumbá e a cidade de Goiás, composta por oito municípios e oito povoados (Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Cidade de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí), reunindo história, cultura, poesia, natureza e aventura. Além das cidades históricas, também fazem parte do percurso os parques estaduais da Serra dos Pireneus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada.
Ao longo do trecho, há locais para caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, em meio à paisagem única do Cerrado, com serras, nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, além de rios e córregos. O passeio oferece vivências na natureza, incentiva a melhoria da infraestrutura e a sinalização das unidades de conservação, promovendo o turismo aliado à preservação do meio ambiente.