
O deputado estadual Amilton Filho propôs, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na última quarta-feira, dia 3 de abril, a inclusão da Expo Irrigação – Feira de Irrigação, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. Para Amilton Filho, a irrigação foi fundamental para que o município passasse de extrativista, com a exploração do cristal-de-rocha até a década de 1970, a um dos mais importantes polos agropecuários do Brasil, a partir da chegada dos produtores rurais do Sul do Brasil.
“Sem contar que, por causa da irrigação, o PIB de Cristalina no setor agrícola é um dos mais altos do Brasil e a renda per capita do município é bastante alta, mesmo para os padrões de cidades igualmente dependentes do agro para sua economia e geração de renda e riqueza”, justifica Amilton Filho. Cristalina está localizada a 281 km de Goiânia, no Leste do estado, na divisa com Minas Gerais, e tem cerca de 66 mil habitantes.
Além da abundância de água, garantida pela existência de mais de 240 nascentes deste recurso natural e de rios em seu vasto território, o clima ameno e a altitude média de 1.255 metros acima do nível do mar fazem de Cristalina um oásis do agronegócio, colocando-a como um dos dez municípios mais produtivos do Brasil. “Todos esses fatores, mas principalmente a irrigação, oportunizaram esse sucesso, o que por si só justifica a concessão deste título ao município”, completa Amilton Filho.