Com o objetivo de registrar, divulgar e organizar a participação da população nas corridas de rua de maneira mais massiva, o deputado estadual Amilton Filho (MDB) apesentou, nesta quinta-feira, 19 de dezembro, à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) projeto de lei que institui no Estado o Calendário Oficial das Corridas de Rua. “A falta de um calendário estruturado e detalhado contribui para a concentração de eventos em certos períodos, limita a participação do público e dificulta o envolvimento de patrocinadores, organizadores e atletas, por isso o Calendário é importante para regulamentar esse esporte”, diz Amilton Filho.
De acordo com a proposta, o Calendário organizará as corridas de forma diária, semanal e mensal, contendo todas as informações necessárias aos envolvidos no evento, como local, percurso, trajeto, data e horário, distância a ser percorrida, premiação, taxa de inscrição – quando houver –, regras e tudo o que estiver ligado a esta prática esportiva. O calendário também trará informações sobre as redes sociais, onde elas serão, e informações sobre os organizadores do evento e as redes sociais onde elas serão divulgadas.
De acordo com Amilton Filho, o Calendário Oficial das Corridas de Rua vai proporcionar mais previsibilidade, organização e acessibilidade para atletas e organizadores, que poderão se planejar melhor e também treinar com mais afinco para as provas, no caso dos corredores. “As corridas têm crescido bastante em Goiás e isto é excelente, porque é uma atividade que estimula hábitos saudáveis e fortalece a economia das cidades, incentiva o turismo, movimenta a economia e facilita o convívio social, mas está na hora de se estruturar melhor os eventos”, lembra Amilton Filho.
Do ponto de vista institucional, o parlamentar afirma que o Calendário proporcionará melhor planejamento do poder público, inclusive em termos de orçamento, o que otimiza o uso de recursos públicos e privados e garante mais visibilidade ao esporte. “E não só isso: o Calendário também facilitará o acompanhamento contínuo de cada corrida, incentivara a adesão de mais pessoas ao esporte e permitirá uma melhor distribuição dos eventos ao longo do mês. Por fim, Amilton diz que as corridas se alinham às políticas públicas, na medida em que promovem a saúde mental, reduzem o estresse, a ansiedade e a depressão e incentivam o bem-estar e o convívio social das pessoas.