O deputado estadual Amilton Filho (MDB) participou, nesta quarta-feira, 16 de julho, da abertura oficial da 2ª Feira Estadual de Irrigação de Goiás (ExpoIrrigação), em Cristalina, no Leste Goiano. Ao lado do governador em exercício Daniel Viela (MDB) e do prefeito Luis Otavio (PL), o parlamentar conheceu as novidades relativas ao uso da água nas diversas lavouras cultivadas naquele município, um dos dez mais produtivos do agronegócio em todo o Brasil e oficialmente declarado Capital Estadual da Irrigação por lei estadual via projeto de lei apresentado por Amilton Filho e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, em abril deste ano.
“É sempre uma satisfação muito grande voltar em Cristalina e presenciar não só a pujança deste município, mas ver tantos pivôs em funcionamento, irrigando as lavouras que produzem o alimento que abastece o Brasil e o mundo”, afirmou durante a abertura do evento. Na ocasião, Amilton também destacou a parceria que tem com o município e com o prefeito Luis Otavio, um gestor não apenas preocupado com a questão do agronegócio, como também com a qualidade da educação e da saúde na cidade.
Durante a abertura da ExpoIrrigação, alunos do CEPI Aurora Atié agradeceram ao parlamentar o envio de uma emenda de R$ 50 mil para a aquisição de instrumentos musicais para a banda da escola, o que se concretizou em 2024. Em menos de um ano, os alunos não só aprenderam a tocar os mais variados tipos de instrumentos como fizeram a apresentação musical na abertura da Feira. ”Sempre que pedimos algo ao deputado ele nos atende e hoje queremos agradecer a ele pessoalmente por ter nos proporcionado a oportunidade de aprender música. Ele tem sido um grande parceiro da educação em Cristalina”, disse o instrutor da fanfarra do Colégio, professor Rafael em nome da diretora Delvânia.
ExpoIrrigação
A Feira Estadual da Irrigação de Goiás acontece até o próximo dia 19 e vai reunir especialistas nesta técnica que eleva a produtividade agrícola com sustentabilidade e uso racional dos recursos hídricos. O evento reúne agricultores, especialistas, empresas e instituições governamentais relacionadas ao setor para compartilhar conhecimentos, promover negócios e conscientizar sobre a importância da irrigação sustentável. O evento terá cinco painéis temáticos e a participação de mais de 20 profissionais, entre palestrantes e moderadores, que abordarão variados temas relativos à irrigação.
Além de promover a prática de irrigação sustentável em Goiás, a Feira também pretende conscientizar sobre a importância da gestão eficiente da água na agricultura, realizar a troca de experiências entre os agricultores e especialistas e apresentar soluções inovadoras para a prática desta técnica. A organização da Feira espera que sejam fechados mais de R$ 15 milhões em negócios e que mais de 1,2 mil pessoas visitem os estandes e locais de debates diariamente.


