
O deputado estadual Amilton Filho (MDB) é um dos membros da missão técnica oficial do Governo de Goiás à Estônia. Ele acompanha o vice-governador Daniel Vilela ao país Estônia, em busca de soluções para governança digital, IA e tecnologias em gestão pública, ou Conferência de Governo Digital, que acontece em Tallinn, capital do país. Ele, juntamente com o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e a deputada estadual Dra Zeli (UB), mais outras autoridades goianas, estão em busca de soluções inovadoras que contribuam para a melhoria da gestão pública por meio do E-gov, tecnologia avançada e inteligência artificial.
“Estou focado em buscar conhecimentos que possam ser aplicados em Goiás ou transformados em políticas públicas e projetos de lei, espacialmente em temas como educação, municipalismo, causa autista entre tantas outras em que a tecnologia, a digitalização e o uso da IA possam otimizar as ações que podemos fazer pelo bem do povo, em especial no que diz respeito à educação”, afirmou o deputado.
A Estônia é um país localizado na Europa Oriental, entre o Mar Báltico e a Rússia. Desde meados da década de 2000, a nação é referência mundial gestão pública digital, cujos elementos têm sido replicados em várias partes do mundo. Membro da União Europeia (EU), foi o primeiro país do mundo a abolir o papel das instituições públicas, fazendo com que todas as informações, serviços e produtos estejam ao alcance de todos por meio de aplicativos. Os processos públicos na Estônia são tão eficientes que uma empresa pode ser oficialmente aberta em apenas 15 minutos.
“Também estamos interessados em soluções encontradas pelos estonianos em temas como cidades inteligentes, uso massivo de inteligência artificial e educação técnica”, coletou Amilton Filho. Ele, ao lado do vice-governador Daniel Vilela foi recebido pelo presidente da Estônia, Alar Karis, e participou de almoço com a embaixadora do Brasil naquele País, Rosimar Suzano.