Mais de 300 pessoas de todo o Estado acompanharam, ao vivo, o debate pelo Facebook e também Youtube sobre a importância do retorno das aulas presenciais para os alunos de Goiás. A audiência pública online promovida pelo deputado estadual Amilton Filho (SD) aconteceu na última terça-feira (14).
Para discutir o assunto, o parlamentar contou com a participação da secretária da Educação, Fátima Gavioli, e as superintendentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Patricia Morais Coutinho (de Organização e Atendimento Educacional) e Márcia Maria de Carvalho Pereira (de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados).
"Parabenizo o deputado pela iniciativa de trazer em voga este tema tão pertinente", disse Fátima Gavioli durante a exposição das iniciativas tomadas pelo Governo de Goiás para garantir um retorno seguro às aulas. Patricia Morais Coutinho e Márcia Maria de Carvalho Pereira complementaram a fala da secretária.
O outro ponto da audiência pública online foi a pluralidade. Diretor do Colégio Couto Magalhães, em Anápolis, o professor Paulo Alberto dos Santos teve a oportunidade de expor como foi - e está sendo - essa retomada na instituição, uma das primeiras em Goiás a reabrir as portas.
Diretora de ensino da Universidade Federal de Goiás (UFG), a professora e pesquisadora Moema Moraes também compartilhou a visão do ensino superior neste processo. A UFG hoje conta com mais de 28 mil alunos em todos os níveis de ensino e é referência no Brasil.
Gestora do CEPI Gomes de Souza Ramos, em Anápolis, Thatiane Ribeiro enviou um vídeo relatando a experiência nas unidades de período integral. "Hoje posso falar com toda a segurança que a rede estadual está preparada para mais esse desafio", disse.|
Os estudantes Caique e Ariane, da mesma unidade de ensino, ressaltaram que o aprendizado remoto/híbrido não tem a mesma efetividade que o presencial e que se sentem seguros para retornar plenamente às atividades. "Pelo nosso futuro", sintetizaram.
Ao fim, o deputado Amilton se comprometeu de levar para Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) todas essas visões acrescentadas durante a audiência pública online. "Agradeço a participação de todos, convidados e espectadores, uma alegria discutir um tema tão importante com pessoas de vários municípios, Anápolis, Goiânia, Aparecida, São Luís de Montes Belos, Nova Crixás, Cristalina, Caldas Novas e tantos outros", completou.