O deputado estadual Amilton Filho (MDB), ao lado de outros parlamentares anapolinos, participou, na última quinta-feira (29), de um ato em homenagem aos professores goianos da rede estadual de ensino, realizado na Praça do Ancião, no Centro de Anápolis. Para Amilton, os profissionais da educação são os principais responsáveis pelo resultado dos estudantes goianos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou o Estado de Goiás na primeira colocação entre todos os Estados brasileiros.
Amilton Filho parabenizou e enalteceu o trabalho dos professores. “Acredito no poder transformador da educação, no bem que ela faz à sociedade no longo prazo, porque forma as pessoas e as capacita a enfrentar os desafios que a vida nos impõe”, disse o deputado, que é líder do MDB na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). “É a educação de qualidade que possibilita mudar a vida das pessoas, por isso parabenizo vocês e rogo a Deus para que os abençoe e os retribua por todo o empenho e dedicação que vocês empregam no ato de ensinar, transmitir sabe e conhecimento aos estudantes”, afirmou.
Amilton é um dos mais atuantes parlamentares em prol da educação, e atua fortemente neste setor por meio de gestões junto às autoridades como o governador, o vice-governador e a secretária da Educação. Sua atuação também atua por meio de emendas parlamentares voltadas a reformas, ampliações, construções, aquisição de equipamentos, materiais didáticos, esportivos e veículos escolares, entre outras ações.
“Estamos ao lado do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da secretária Fátima Gavioli para continuarmos estruturando a educação em Goiás, oferecendo prédios novos ou reformados, pois sabemos que não se faz educação sem um prédio de qualidade, sem equipamentos de informática e de ciências, sem livros, sem uma merenda balanceada e saborosa, sem que a escola tenha as condições necessárias para que vocês continuem brilhando e orgulhando a cidade de Anápolis e o Estado de Goiás”. Afirmou “Mas não adianta a escola ter um prédio novo e moderno, laboratórios e bibliotecas, quadras de esporte e merenda de qualidade sem não tiver um quadro de professores capacitado”, finalizou
Ideb
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). De acordo com os dados divulgados na semana passada, o Estado de Goiás ficou em primeiro lugar entre as 27 Unidades de Federação no que se refere ao desempenho escolar dos estudantes do Ensino Médio, com nora 4,7, a mais alta do Brasil.
Goiás também atingiu bons resultados no Ideb do Ensino Fundamental. Os anos iniciais da educação fundamental de Goiás ultrapassaram a meta estipulada no ciclo de 2007 a 2021, com nota 6,3. A intenção é fazer o ensino público avançar já na base com incentivo à alfabetização