O deputado estadual AmIlton Filho (MDB) celebrou, durante entrevista à Rádio Imprensa de Anápolis, nesta terça-feira (16), o lançamento do Programa Daia 5.0, feito pelo governador Ronaldo Caiado (UB) na última sexta-feira (12) naquele município goiano.
O programa tem o objetivo de atrair 100 novas empresas para o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e gerar cerca de 20 mil empregos na cidade. Hoje em dia, o Daia abriga cerca de 200 empresas e emprega 30 mil trabalhadores em suas indústrias.
Além da atração de novas unidades fabris e da criação de mais postos de trabalho, o Daia 5.0 também contemplará a ampliação e a modernização do distrito, com uma série de intervenções e um investimento total de R$ 40 milhões, verba que já está na conta bancária do governo.
Amilton Filho, um dos deputados estaduais que mais vem lutando por melhorias no Daia – como a expansão de sua área e a melhoria da qualidade da energia elétrica oferecida pela concessionária que abastece o Distrito – diz que se sente muito recompensado em ver essa ação do governo, que também é fruto do seu incessante trabalho.
O parlamentar anapolino ressaltou ainda as melhorias que foram anunciadas, desde a parte estrutural do Daia, do abastecimento de água até o paisagismo, passando pela oferta de tecnologia às empresas pela Codego merecem aplausos. Além dessas, ele lembra de uma importante conquista para os empresários, que á a segurança jurídica que eles terão ao receber as escrituras definitivas dos seus imóveis. “É mais uma prova de que o Governo do Estado leva a sério a questão do desenvolvimento do Estado via produção de bens de alto valor agregado e geração de emprego e renda”, observou.
“A ampliação do Daia é uma das maiores vitórias da cidade de Anápolis nos últimos 20 anos e não deixa de ser uma conquista do nosso mandato, que sempre lutou por essa expansão e modernização do Distrito em benefício da cidade e do povo anapolino”, disse ele.
O parlamentar anapolino ressaltou ainda as melhorias
Ronaldo Caiado anunciou ainda a distribuição, via edital, de novos lotes para a instalação das indústrias que forem escolhidas pelo governo do Estado, terrenos estes que ocuparão uma área total de 1,7 milhão de m² – o Daia Plam, próximo à Plataforma Multimodal. Para se ter uma ideia, originalmente, em 1976, data de inauguração do Daia, a área do distrito era de 80 mil m².
Com a implantação do Daia Norte, a área saltou para 9 milhões de m² e, com a incorporação destes novos terrenos, a área total do Daia chega a 10,7 milhões de m². A intenção do governo é repassar essas novas áreas às empresas com a devida escritura registrada em cartório, o que só se confirmará após criteriosa análise das intenções das empresas.
“Só vamos aceitar as que realmente querem investir, produzir e gerar emprego e renda para Anápolis e para o Estado de Goiás. Quem quiser fazer especulação imobiliária não será selecionado”, diz o governador. Além disso, todas as empresas que já estão instaladas no Daia desde o início receberão suas escrituras devidamente registradas em cartório.
Além da concessão dos terrenos, o Governo de Goiás promoverá outras melhorias no Daia, como a recuperação do trecho de seis quilômetros da GO-330, a principal via do complexo industrial, da linha férrea até o entroncamento da rodovia estadual com a BR-060. Essa via também terá melhorada sua iluminação, bem como as demais vias do Daia.
As intervenções, que serão feitas via Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) contemplam também a ampliação do abastecimento de água e da rede de esgoto, obras de drenagem e de pavimentação asfáltica, a construção de um amplo estacionamento para caminhões e a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos do Distrito Industrial.