O deputado Amilton Filho (MDB) apresentou na última quarta-feira, 10 de abril, ao plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei 326/2024, que cria a Cartilha sobre a Doença Falciforme (DF) no estado. O objetivo é a Cartilha seja uma compilação contendo informações variadas sobre a doença, seus sintomas, tratamentos, quem são os especialistas na patologia em Goiás e quais os direitos que assistem os portadores, além dos benefícios que esses indivíduos possuem.
Para Amilton Filho, a Cartilha, além de conscientizar a população sobre a doença “ajuda na prevenção de agravos causados pela patologia e oportuniza o diagnóstico precoce”. O parlamentar acrescenta que a Cartilha também ajudará na detecção mais rápida desta condição, o que permitirá intervenções médicas mais rápidas e precisas que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e reduzem os efeitos da Doença Falciforme no paciente.
Segundo o projeto de lei, a Cartilha deverá ser disponibilizada no site da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nas salas de espera dos hospitais das redes pública e privada em todo o Estado, via QR code, e em campanhas publicitárias nos meios de comunicação de massa.
A Doença Falciforme é causada por alterações genéticas que deformam as hemácias e causam complicações como anemia e crises vaso-oclusivas, que podem levar à ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). O portador da doença falciforme pode estar submetido a transfusões sanguíneas constantes, necessários para prevenir a ocorrência destes derrames, daí a importância de os pacientes e seus familiares estarem bem informados sobre essa patologia.