O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou, nesta quinta-feira, 17 de outubro, projeto de lei que visa à promoção do desenvolvimento sustentável e à melhoria da infraestrutura em oito municípios goianos na região da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste Goiano, por meio da instituição da Semana Estadual de Valorização dos Municípios da Chapada dos Veadeiros, a ser realizada anualmente na semana do dia 15 de julho.
“O projeto busca incentivar a promoção do desenvolvimento sustentável, a valorização do empreendedorismo e a discussão das desigualdades regionais e problemas ambientais e sociais nesses municípios”, explica Amilton Filho. Serão beneficiados Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João d’Aliança e Teresina de Goiás.
Além do desenvolvimento sustentável e da melhoria da infraestrutura, o projeto também propõe a estimular a adoção de diretrizes para que o Poder Público realize políticas de desenvolvimento, impulsione o ecoturismo com foco no fortalecimento da economia, aproveitando o enorme potencial turístico da região, hoje pouco explorado devido à falta de estradas em boa condições, a maioria sem pavimentação e a pouca oferta de serviços públicos, como hospitais e segurança pública, entre outros.
“Esses debates serão feitos em julho por meio de feiras, palestras e exposições que incentivem o artesanato e a gastronomia da Chapada, fomentando a economia e fazendo girar divisas para a população e os municípios. O projeto de lei de Amilton Filho também propõe a inclusão da Semana Estadual de Valorização dos Municípios da Chapada dos Veadeiros no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
“Os municípios da Chapada, no Vão do Paranã, apresentam os mais baixos índices de desenvolvimento humano do Estado (IDH) com Cavalcante tendo o menor índice entre os municípios goianos, com 0,584, enquanto a média do Estado é de 0,737 e municípios como Goiânia apresentam uma taxa de 0,799”, diz o deputado. Este índice é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização das Nações Unidas (ONU) e é medido anualmente.
Ele leva em conta o quanto um município é desenvolvido levando em conta dos como expectativa de vida, educação e poder de compra, ou renda média dos habitantes e quanto ele pode comprar de itens básicos para a sua sobrevivência. Quanto mais próximo de 1,000 mais desenvolvida é uma localidade. Locais que apresentam IDH abaixo de 0,600 são considerados de desenvolvimento humano baixo. De 0,600 a 0,699, de desenvolvimento médio, e de 0,700 a 0,799, de desenvolvimento alto. Índice igual ou superior a 0,800 têm desenvolvimento muito alto e, abaixo de 0,500, desenvolvimento muito baixo. Dos municípios a serem contemplados pelo projeto de lei, apenas Alto Paraíso de Goiás, com 0,713, apresentou índice considerado de desenvolvimento alto.
A escolha da semana de 15 de julho, segundo explica Amilton Filho, se deu porque neste mês, especialmente após o dia 15, a Chapada dos Veadeiros recebe seu maior fluxo de turistas, devido tanto às férias escolares como à temporada de seca, que torna propícios os passeios pelas trilhas, as visitas às cachoeiras e rios da região e é quando ocorrem tradicionais manifestações culturais em muitas cidades, como Colinas do Sul, e a sua tradicional Caçada da Rainha.