 15.22.09_119ce63e.jpg)
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, na sessão ordinária do dia 15 de abril, dois projetos do deputado Amilton Filho MDB) que beneficiam o município de Cristalina, no Leste Goiano, a 281 km da capital de Goiás. O primeiro torna a cidade a Capital Goiana da Irrigação, e o segundo inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás a Expo-Irrigação – Feira de Irrigação do município.
Amilton Filho explica que ambos os projetos jogam luz sobre Cristalina, um dos dez municípios brasileiros com o maior Produto Interno Público (PIB) agrícola e um dos que têm melhor desempenho em produtividade. “Além disso, é o município com a maior área irrigada do País e da América Latina e este é um fator decisivo para o sucesso do agronegócio em Goiás e no Centro-Oeste brasileiro, que proporciona altíssimos índices de produtividade em lavouras como alho, batata e cebola – culturas que, sozinhas, geram cerca de oito mil empregos diretos – além da soja”, explica o parlamentar.
Em relação à inclusão da Expo-Irrigação no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, o parlamentar argumenta que a atividade foi fundamental para que o município passasse de extrativista, com a exploração do cristal-de-rocha até a década de 1970, a um dos mais importantes polos agropecuários do Brasil, a partir da chegada dos produtores rurais do Sul do Brasil. “Por isso este evento, que movimenta milhões em negócios e movimenta a economia de Cristalina merece este reconhecimento”, disse.