Projeto que obriga oferta de carros adaptados em locadoras avança na CCJ

O deputado estadual Amilton Filho defende em seu mandato a causa das pessoas com deficiência. O projeto de sua autoria que obriga as empresas locadoras de veículos a disponibilizarem carros adaptados para os chamados PCDs ou cidadãos que tenham a mobilidade reduzida foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa.


“De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), acessibilidade é definida como a "possibilidade e condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida", coloca o parlamentar em sua justificativa.


Ele lembra que, na vida social, é possível observar que a acessibilidade ainda encontra diversos obstáculos para de fato ser assegurada às pessoas com deficiência, de modo que se faz necessária a promoção de regras que reduzam as barreiras e aumentem o acesso. "Este direito é promovido com êxito, por exemplo, por meio da isenção tributária para compra de veículos adaptados por pessoas com deficiência, sendo que o acesso a veículos adaptados é um fator essencial para assegurar liberdade de deslocamento”, afirma o deputado.


Amilton Filho enfatiza que o objetivo essencial de seu projeto é ampliar e assegurar o exercício da mobilidade às pessoas com deficiência. Uma forma de se alcançar esse objetivo é tornar obrigatório às empresas locadoras de veículos a disponibilização de automóveis adaptados, sendo que o Poder Executivo deverá dispor sobre as formas e níveis de adaptação dos veículos.


Leia o projeto aqui

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape