Projeto de Amilton impede "fura-fila" na vacinação contra COVID-19 em Goiás

A vacinação contra COVID-19 gerou expectativa na sociedade com a esperança de imunização e o fim da pandemia. Ao mesmo tempo, foi uma oportunidade para que muitos “se aproveitassem do momento para passar na frente”, daquelas pessoas que estão nos grupos prioritários. Para impedir esse tipo de ocorrência, o deputado estadual Amilton Filho apresentou um projeto na Assembleia Legislativa que garante a imunização apenas dos grupos prioritários.


"Em um primeiro momento, apenas idosos e deficientes que moram em abrigos, profissionais da saúde e indígenas aldeados estão nos grupos prioritários. Não podemos aceitar que alguns, de má-fé, façam o papel de 'fura-fila' da vacinação. Precisamos ter um pouco mais de compaixão com quem mais precisa. A vacina chegará para todos. É necessário paciência", ressalta o parlamentar.


Um dos objetivos da proposta é dar aos goianos maior segurança quanto à fila de vacinação, com transparência na divulgação dos dados nas cidades goianas.


Os municípios deverão informar à Secretaria Estadual da Saúde sobre a quantidade de vacinas recebidas, quantidade de doses destinadas a cada unidades de saúde, bem como as instituições de longa permanência para idosos; profissionais de saúde e idosos vacinados; pessoas com deficiência em residências inclusivas e a quantidade de vacinas enviadas a cada município.


Os dados coletados pela SES-GO serão disponibilizados on-line para consulta, com atualização diária. Também deverá ser incluída a quantidade de vacinas disponíveis e o número de vacinas aplicadas, por dia. "Com a aprovação dessa proposta, vamos garantir que apenas os grupos prioritários sejam vacinados e ninguém passe na frente de quem, por direito, deve ser imunizado", concluiu o deputado estadual Amilton Filho.

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape