Alunos da Apae Anápolis visitam deputado Amilton Filho na Alego

Uma comitiva de alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Anápolis esteve na manhã desta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Acompanhados do presidente da instituição, Vanderley Cezário de Lima, os estudantes foram recebidos em café da manhã e depois conheceram a estrutura organizacional e o funcionamento do Poder Legislativo goiano.


Amilton Filho disse que seu gabinete recebeu com muita satisfação os estudantes. “É uma satisfação para nós ter conosco esses alunos em nisso gabinete. Eles, com certeza, tiveram um dia de grande aprendizado. Lembramos que é com grande carinho e respeito que os recebemos e também a diretoria da Apae de Anápolis, a quem busco ajudar com emendas, estando ao lado dessa importante instituição que presta um excelente serviço à sociedade anapolina, atendendo a quase 500 estudantes em suas dependências”, disse o deputado.


No ano passado, Amilton Filho destinou uma emenda no valor de R$ 200 mil, montante destinado ao financiamento de materiais de saúde e exames de triagem neonatal, como o teste do pezinho. Parte foi utilizada para adquirir reagentes e realizar outros exames. Além da emenda, Amilton tem ajudado a Apae Anápolis com muita frequência. Exemplo disso foram as conversações com a secretária estadual da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, a quem levou a necessidade de manutenção do quadro de profissionais da instituição, que hoje mantém convênio com o Governo de Goiás. 



O parlamentar tem sido um parceiro nas causas das pessoas especiais de Goiás. Como deputado estadual, Amilton Filho destinou emenda para o Colégio Estadual Zeca Batista, em Anápolis, cujos recursos serão utilizados para construção de uma piscina a ser utilizada por alunos especiais autistas e com síndrome de Down.


Autismo

Desde que assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual, em 2019, Amilton Filho colocou como uma de suas prioridades a causa das pessoas com autismo. Neste sentido apresentou projeto na Alego que criava a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), já transformado em lei. Outra lei em vigor no Estado, derivada de projeto de Amilton Filho, instituiu em Goiás a Política Estadual de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).



Amilton também apoia o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (ASPAA), que busca o estabelecimento de uma clínica escola em Anápolis para esse público. E ainda destinou uma emenda para a Casa Joana, no mesmo município, que oferece atenção às pessoas especiais. Em 2024, Amilton destinou emenda também para a Associação Pestalozzi de Anápolis, instituição que se dedica à educação de pessoas com deficiência intelectual ou em situação de risco.

Palavras-chave:

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape